segunda-feira, 3 de junho de 2013

POLÍTICA & POLÍTICOS (COLUNA NÚMERO 61 - POR EDILSON ALVES)

Jorn. Edilson Alves

A PRÁTICA ERRADA 

O clientelismo e o fisiologismo têm falado mais alto no Brasil. Mesmo nos órgãos nos quais passou a funcionar o mérito na escolha dos quadros técnicos, o critério político costuma prevalecer na indicação dos dirigentes. Em se tratando de nordeste, esse costume beira os 100 por cento. E na Prefeitura de Caucaia a prática do nepotismo, na atual gestão completa essa falta de ética, dos gestores públicos, que prejudica o funcionário de carreira e não prestigia o mérito. 

 EMANCIPAÇÃO DA JUREMA 

O Projeto de Lei Complementar nº 98/2002 regulamenta o Parágrafo 4º, do Artigo 18 da Constituição Federal. Já aprovado no Senado e previsto para ser votado no dia 4 de junho na Câmara Federal, o texto prevê algumas barreiras para que sejam criados novos municípios no Brasil, como estabelecer um número mínimo de habitantes e garantir a viabilidade, tanto da área desmembrada quanto do município pré-existente. Por outro lado, a mudança na legislação vai devolver às Assembleias Legislativas dos Estados o poder de deliberarem sobre o tema – o que facilita a emancipação das áreas como o distrito da Jurema em Caucaia que possui todos os critérios exigidos em Lei para sua tão esperada EMANCIPAÇÃO!!! 

 IMAC SEM COMANDO 

O presidente do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia – IMAC foi exonerado pelo prefeito Washington Góis. Ainda não se sabe os reais motivos. Mas circula no meio político da terrinha que teria sido denuncia na liberação de “Licenças Graciosas” É preciso que o exonerado, Sr. João Artur ou/e Sr. Prefeito venha a público fornecer a informação verdadeira para que outras especulações não manchem a imagem de ambos. E quem será o novo presidente do IMAC, dizem não ser de Caucaia, será? 

MAIS AMOR POR CAUCAIA 

Que o eleitorado de Caucaia seja mais bairrista nas eleições do ano que vem, votando em candidato da terra, que conheça, goste e já tenha trabalhado por Caucaia. O município de Maracanaú, com menos eleitores que Caucaia, conseguiu eleger três deputados para a Assembleia Legislativa. E nós, os caucaienses, iremos votar como no próximo ano? 

PRECISA DE MANUTENÇÃO 

O serviço de som da Câmara Municipal de Caucaia está precisando de manutenção ou substituição. “Os vereadores vão falar e o som não sai” afirma um cidadão que assiste às sessões do Poder Legislativo. A pergunta que não quer calar: Cadê o dinheiro da Câmara. Depois de pagar os subsídios dos vereadores sobra muito dinheiro e onde, então, está o tutu público? 

NADA SALUTAR 

Lembra um elefante branco o posto de saúde construído pela Prefeitura de Caucaia no Parque Tabapuá. Inaugurado no fim do ano passado, continua fechado. (Jornal OPOVO 29 de maio de 2013 – Eliomar de Lima) 

PERGUNTAR NÃO OFENDE 

Cadê o dinheiro da Câmara Municipal de Caucaia que não dá para consertar o som em que os senhores vereadores falam? 

ESQUECERAM DE NÓS 

OBRA DE CONTENÇÃO do mar do Icaraí. Com problemas técnicos, caiu no esquecimento da Prefeitura de Caucaia. (Jornal OPOVO 31 de maio de 2013 – Eliomar de Lima). 

30 CASOS DE HANSENÍASE POR MÊS 

Os números representam um alerta e desafiam o poder público a tentar intensificar o combate. No Estado, também em 2013, as ocorrências já ultrapassam 120, uma média de 30 novos casos por mês. Crato e Caucaia lideram os números, com 15 e 14 casos, respectivamente. Os dados, da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), são considerados altos por especialistas. Uma Vergonha para Caucaia que tem como prefeito um médico. 

E-MAIL RECEBIDO 

“O SR PREFEITO DE CAUCAIA TEM TANTA VONTADE DE ACABAR COM A DENGUE, MAIS NÃO VÊ QUE 90% DAS ESCOLAS MUNICIPAL NÃO TEM ÁGUA E O QUE TEM É BALDES E BACIAS COMO RESERVATÓRIOS QUE OS MESMOS ESTÃO CHEIO DE MOSQUITO DA DENGUE PARA PICAR AS CRIANÇAS E OS FUNCIONÁRIOS. ESTE É O RESPEITO QUE A PREFEITURA TEM PARA COM SUAS CRIANÇAS E CIDADÃOS”. 

COMO FALAR CONOSCO

Envie sua mensagem (denuncia, crítica ou sugestões, inclusive fotos ou vídeos) para o nosso E-mail: edilsoncaucaia@hotmail.com - ou passe mensagem de texto para o telefone: (85) 8644-4005 

Até a próxima! 


Um comentário:

conjunto metropolitano disse...

Gostaria que a tvcaucaia mostrasse essa obra inacabada do esgotamento sanitário no parque potira nas margens da Br-020 o mato já tomou conta desta obra parada.Quem vem de Fortaleza fica do lado esquerdo do lado direito a escola indígena.Paulo Sérgio(estudante) bairro metropolitano-caucaia/CE.