quarta-feira, 21 de novembro de 2012

POLÍTICA & POLÍTICOS (COLUNA NÚMERO 59 - POR EDILSON ALVES)

PREFEITO PERDEU A ELEIÇÃO 

Ao contrário do que se pensa o prefeito de Caucaia não ganhou a eleição no voto. Pois a soma dos votos dados a oposição é maior que a votação obtida pelo prefeito Washington Góis. 
10 DR. WASHINGTON (PRB) 73.720 48.01% 
15 INÊS ARRUDA (PMDB) 43.476 28.31% 
17 NAUMI AMORIM (PSL) 32.837 21.38% 
45 PAULO GURGEL (PSDB) 3.233 2.11% 50 
JUSCELINO (PSOL) 293 
 Total da oposição 79.839 
Total do prefeito 73.720 
6.119 diferença em prol da oposição 

MANDO SEM LEGITIMIDADE 

Por falha na legislação que admite segundo turno apenas nos municípios com mais de 200 mil eleitores, o prefeito foi reeleito com menos votos do que a oposição. Ou seja, tem o poder de mando (no executivo), mas não tem legitimidade, pois na democracia quem manda é a maioria e, infelizmente, isso não acontece em Caucaia, lamentavelmente. 

INVASÃO DE ÁREAS VERDES 

A prática de invasão de áreas verdes para construção de casas para moradia e comércio virou rotina no município de Caucaia com a complacência o poder público municipal. O maior número de denuncia vem do Picuí, de um lado e do outro na avenida da integração. O Parque Deodato no Pacheco é outro local onde se nota a invasão desenfreada. 

ENTENDENDO A LEI 

A Administração Municipal deve cumprir obrigações para com sua comunidade. Uma dessas incumbências é disciplinar a construção de prédios, estabelecendo regras de edificação e designando os locais apropriados para cada tipo de imóvel (zoneamento). 
À Prefeitura cumpre, ainda, controlar o abastecimento, tanto de alimentos como de outros gêneros necessários ao bem-estar da população. Seja no concernente à saúde; no que se refere aos tributos e a outros deveres administrativos, a vida numa cidade é disciplinada por regras estabelecidas em leis municipais. 
Naturalmente, todo esse rol de obrigações que se estabelece entre os munícipes e a Prefeitura, há de ser devidamente fiscalizado. 
É nesse momento, ou deveria ser, que entraria em ação os vereadores do município, Poder Maior da cidade, com força legal e legitimidade para cessar as irregularidades praticadas pelo executivo. Lamentavelmente assim não atuam, quer por falta de cohecimento e/ou por submissão ao prefeito que, em troca, distribui “empregos” para apadriados dos edis. 
Com as honrosas e raras exceções, no geral é isso que acontece no município de Caucaia. 

ELEIÇÃO NO CAUCAIA 

Duas chapas disputam a eleição do Caucaia Esporte Clube nesta quinta feira dia 22 em sua sede de 17 às 21 horas. A chapa um tem como presidente o Eudes Caucaia que tenta a reeleição. Já a chapa dois é encabeçada pelo vereador Dute Moreira. 

RECLAMAÇÃO 

Dois, quem sabe três, associados do Caucaia Esporte Clube reclamaram por não ter tido conhecimento da publicação do edital convocando eleições e dando prazo para a inscrição de chapa. O Edital foi publicado, o prazo de cinco dias para a inscrição de chapa terminou no dia 12 de novembro, dez dias antes da eleição como determina o estatuto da agremiação. Aos que reclamaram cito um jargão do direito: “A lei não protege a quem cochila”, além disso, quem não conhece o estatuto de uma entidade não merece se candidatar a nenhum cargo, imagine a presidente! 

PERGUNTAR NÃO OFENDE 

Quem será o próximo presidente da União dos Vereadores do Ceará (UVC)?. Dizem que a música de Silvio Santos está “bombando” entre os vereadores eleitos e reeleitos: Vitor Valin vem aí, lá, lá, lá, lá, lá..... 

MAIL RECEBIDO 

“CADÊ AS PROMESSAS DE MELHORAS PARA OS CAUCAIENSENS, O POVO CONTINUA A SOFRER, HOSPITAL, OS TRABALHADORES NOS CARROS ALOCADOS SEM RECEBER, UMA PREFEITURA TÃO RICA, PORQUE NÃO PAGAM, QUE AMOR É ESSE AO POVO?ACHO O PENSAM QUE DEUS NÃO VÊ TANTA INJUSTÇA? CUIDADO, QUANDO DEUS FIZER JUSTIÇA. ELE É FIEL”. 

MINHA RESPOSTA 

Eu também acredito em Deus e sei que Ele fará justiça 

SÓ LEMBRANDO 

Cadê a Policlínica que, segundo o prefeito Washington Góis, seria inaugurada em setembro. Ele esqueceu apenas de dizer o setembro é de que ano? 

DE PRIMEIRA 

O vereador Eduardo Pessoa acaba de receber a boa notícia do Tribunal Superior Eleitoral deferindo sua candidatura. A decisão é monocrática e confere ao edil o mandato de vereador de Caucaia para 2013 a 2016. Eduardo Pessoa obteve 3.004 votos sendo o segundo mais votado de Caucaia. Quem sai para a entrada de Eduardo é seu colega de partido Louro da Lisieux. 

Até a próxima! 




Nenhum comentário: