terça-feira, 23 de outubro de 2012

POLÍTICA & POLÍTICOS (COLUNA NÚMERO 58 - POR EDILSON ALVES)

Jornalista Edilson Alves
                                        EMANCIPAÇÃO DA JUREMA 

Passada a eleição municipal de Caucaia as energias de lideranças políticas se voltam para outro tema: emancipação do distrito da Jurema. Carlos Ktê Santos viaja a Brasília para participar de uma mobilização nacional, sobre a votação na Câmara dos Deputados de um PLG (Projeto de Lei Governamental), que está sendo enviado pelo governo. De acordo com informações recebidas por este repórter, o PLG tem grande chance de ser aprovado. 

MERCADO DA JUREMA 

O sonhado mercado público da Jurema, iniciado pelo prefeito reeleito não deve ser concluído tão cedo. Mesmo assim, lideranças da grande Jurema querem saber como e quais serão os critérios e a política de escolha dos futuros permissionários que ocuparão o equipamento. Eis aí uma excelente pergunta para o prefeito Washington Góis responder. 

VOTADOS MAS NÃO DIPLOMADOS 

Cerca de uma dezena de candidatos a vereador em Caucaia receberam votação, mas poderão não ser diplomados. Pelos menos é esse o sentimento de analistas políticos e da própria população que não tem acesso a informações seguras sobre os processos desses candidatos. Há muita torcida e afirmações carregadas de sentimentos pessoais, porém não refletem a realidade dos fatos. Este repórter está pesquisando junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em Brasília, todas as possibilidades, de cada candidato, para repassar, aos leitores desta coluna, a verdade jurídica dos processos. 


CONTRA FATOS NÃO HÁ ARGUMENTOS 

Quando afirmo que o atual prefeito obteve menos votos do que em sua primeira eleição, mostro com números a minha analise: Na eleição de 2008, Washington Góis obteve 53,61% dos votos válidos. Agora em 2012, o prefeito ficou com 48,01% dos votos válidos. Ou seja, Washington Góis com as máquinas do estado e do município trabalhando em prol de sua eleição, ele ficou com 5,60% a menos que em 2008. Isto representa 8.600 (oito mil e seiscentos votos a menos). Os dados foram retirados do site do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, e usados para a nossa comparação. Qualquer pessoa que tenha mais de quatro neurônios e tenha independência para analise chegará à mesma conclusão. 

LIMPEZA DAS CALÇADAS 

Falam, a todo o momento, no centro de Caucaia sobre a desocupação dos espaços nas calçadas onde hoje se alojam os vendedores ambulantes. As pessoas sentem dificuldades para se locomover na cidade e muitas vezes são obrigadas a disputarem com os veículos o seu sagrado direito de ir e vir. 

LIXO SE ACUMULA EM CAUCAIA 

Após a eleição, o prefeito viajou para descansar e o lixo em Caucaia se acumula nas ruas e nas comunidades proliferam o mau cheiro e doenças. É preciso medidas urgentes para eliminar as montanhas de lixo, principalmente nos bairros mais afastados do centro da cidade. 

UVC: VICE ASSUME EM JANEIRO 

A União dos Vereadores do Ceará (UVC) terá novo presidente a partir de janeiro de 2013. O vereador reeleito de Fortaleza, Adail Junior, atual vice-presidente deve assumir a presidência já que o atual presidente não conseguiu sua reeleição e encerra seu mandato (sub-judice) em 31 de dezembro próximo. O vereador Adail Junior deve comandar a sucessão da UVC que acontecerá em março de 2013. 

PERGUNTAR NÃO OFENDE 

Como será o novo secretariado do prefeito Washington Góis em 2013? A briga por vagas no primeiro staff já começou nos bastidores dos partidos políticos. Tremei WG. 

E-MAIL RECEBIDO 

Edilson vc sabe dizer se a Lei da Ficha Limpa vai valer na formação do novo secretariado do prefeito aqui em Caucaia? 

MINHA RESPOSTA 

Sinceramente, será muito difícil. Primeiro porque dentre os perdedores para vereador muitos são os que têm ficha suja e segundo porque precisaria de uma lei aprovada pela Câmara e isso não acontecerá, pois os vereadores não irão “prejudicar” os ex-colegas. Esse é o meu ponto de vista! 

SÓ LEMBRANDO 

Cadê o Restaurante Popular da Jurema. A campanha terminou. Vamos trabalhar gente! 

TOME NOTA 

O partido dos trabalhadores (PT) deve perder uma ou duas secretarias na nova composição do 1° escalão da Prefeitura Municipal de Caucaia em 2013. Aguarde para conferir!

Até a próxima! 






Nenhum comentário: