quarta-feira, 10 de março de 2010

DIA ESTADUAL DE LAVAR AS MÃOS INICIATIVA IMPORTANTE

A Assessoria do Gabinete da Deputada Estadual Lívia Arruda esclarece a importância do Dia Estadual de Lavar as Mãos, a ser celebrado anualmente, no dia 15 de outubro, em conformidade com o Dia Mundial de Lavar as Mãos, fruto da Lei nº 14.554, de 21 de dezembro de 2009, de autoria da Deputada Lívia Arruda.

O Dia Mundial de Lavar as Mãos, já existia, sendo promovido ao redor do mundo por Organizações sérias e reconhecidas e com know-how como a ONU (Organização das Nações Unidas) e o UNICEF (Fundo das Nações Unidas Pela Infância). A iniciativa de “estadualizar” o Dia partiu do UNICEF, através da sua Oficial de Projetos Dra. Tati Andrade.

A Deputada Lívia Arruda, como Presidente da Comissão de Infância e Adolescência, que tem como importante parceiro o UNICEF, atendeu a solicitação, entendeu a justificativa do projeto e apresentou-o à Assembléia Legislativa do Estado do Ceará, tendo sido interlocutora da idéia.

Segundo o UNICEF todos os anos, as doenças diarréicas e infecções respiratórias agudas causam a morte de mais de 3,5 milhões de crianças menores de 5 anos.

Estudos comprovam que a lavagem das mãos com sabão é o meio mais eficaz e mais barato de prevenir mortes por diarréia e reduzir os riscos de cólera, hepatite, gastrenterites, outras infecções intestinais, gripe e de pneumonia. Além disso, a lavagem das mãos com sabão é uma das principais recomendações feitas hoje para impedir a propagação do H1N1.

Lavar as mãos com sabão e água, especialmente em momentos chave - após usar banheiro e antes de preparar os alimentos - ajuda a reduzir em mais de 40% os casos de doenças diarréicas, e em quase 25% os casos de infecções respiratórias. (Fonte: UNICEF)

Em 2008, cerca de 200 milhões de crianças em 86 países dos cinco continentes participaram de atividades no Dia Mundial de Lavar de Mãos. Da Colômbia a Bangladesh, do Quênia às Filipinas e do Reino Unido à Etiópia, escolas e comunidades em todo o mundo organizaram e participaram de atividades e campanhas de sensibilização sobre a lavagem das mãos. (Fonte: UNICEF)

O Dia Estadual de Lavar as Mãos tem o intuito de dar visibilidade e difundir, no Ceará, as ações que já eram realizadas pelo Dia Mundial em diversos países do mundo, mas que não tinham tanta repercussão em nosso estado. A conscientização devida, especialmente em um estado como o nosso, aonde tantas famílias vivem na pobreza, sobre um ato de higiene simples, econômico e até banalizado, porém importante, é uma ação responsável.

Portanto, o Dia Estadual de Lavar as Mãos é uma data importante para conscientizar crianças, adolescentes, pais, professores, comunidade e sociedade em geral.

Lá vou eu: Acho falta de assunto, de estudo e de pesquisa você criticar o que não conhece. Há pessoas que adoram criticar sem ter o mínimo de conhecimento do tema. São aquelas personalidades que precisam (por necessidades psicológicas) de aparecem a qualquer custo. A pergunta que não quer calar: Se o tema não fosse tão importante os deputados teriam aprovado? Veja os destaques na imprensa sobre a importância do Dia de Lavrar as Mãos.



DESTAQUES DA IMPRENSA

UNICEF EM CAMPANHA DE LAVAGEM DAS MÃOS
http://tvverdesmares.com.br/bomdiaceara/unicef-em-campanha-de-lavagem-das-maos/

“A lavagem das mãos com sabão é o meio mais eficaz e barato de prevenir doenças e até mortes por diarréia, e essa preocupação ganhou destaque com o surgimento de casos da gripe suína, que fez vítimas no mundo inteiro. Para promover ainda mais esse hábito e ajudar a salvar vidas, o Unicef organizou o Dia Mundial de Lavar as Mãos”.

UNICEF MARCA DIA MUNDIAL PARA LAVAR AS MÃOS
http://www.unmultimedia.org/radio/portuguese/detail/171224.html

“Data foi criada para lembrar que o hábito de higiene é um dos mais simples e eficazes para evitar mortes de crianças por diarréia; diversas atividades em mais de 80 países marcam a dia.
‘Lavar as mãos pode salvar vidas’. É com esse lema que o Fundo das Nações Unidas para Infância, Unicef, marca nesta quinta-feira o 2º Dia Mundial da Lavagem das Mãos. A data é comemorada com o lançamento do relatório anual do Unicef sobre o tema, além de diversas atividades em mais de 80 países.”

UNICEF PROMOVE 'DIA MUNDIAL DE LAVAR AS MÃOS'
http://imirante.globo.com/noticias/pagina217933.shtml

“Um simples ato que ajuda a prevenir doenças como diarréia, hepatite e pneumonia: lavar as mãos. Esta é a proposta do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para as crianças de todo o mundo, na semana em que é comemorado o dia delas.”

ONU MOBILIZA MILHÕES DE CRIANÇAS EM 'DIA DE LAVAR AS MÃOS'
http://www.estadao.com.br/noticias/geral,onu-mobiliza-milhoes-de-criancas-em-dia-de-lavar-as-maos,260230,0.htm

“A ONU quer passar a mensagem de que este simples ato, com o uso de sabão, seja uma das formas mais eficazes de prevenir doenças como diarréia e hepatite. Cerca de 3,5 milhões de crianças morrem todos os anos em conseqüência desses males e acredita-se que lavar as mãos com sabonete possa reduzir pela metade o número de óbitos.”

UNICEF DIZ QUE LAVAR AS MÃOS COM SABÃO SALVARIA MILHÕES DE VIDAS
http://noticias.bol.uol.com.br/brasil/2008/10/14/ult1766u28321.jhtm

“Considerando que lavar as mãos com sabão é "a intervenção mais efetiva e de menor custo" para evitar estas doenças, o Unicef lançou pela primeira vez o Dia Mundial de Lavagem de Mãos, que será celebrado amanhã em mais de 60 países em desenvolvimento, sobretudo na Ásia e na África, com diferentes atividades.”.

Nenhum comentário: