sexta-feira, 2 de outubro de 2009

SELO UNICEF ULTIMOS DIAS PARA A INSCRIÇÃO

Com a proximidade do lançamento da edição 2009-2012 do Selo Unicef, que acontecerá em outubro de 2009, o Sintonia Infância traz uma retrospectiva da Edição 2008 com a participação dos coordenadores das comissões de avaliação dos quatro temas de Participação Social, além de apresentar boas experiências que levaram à premiação de municípios do Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte.
Conhecendo o Selo
O Selo UNICEF Município Aprovado é reconhecimento internacional conhecido a municípios do Semiárido brasileiro que alcançaram importantes melhorias na qualidade de vida de crianças a adolescentes. Participam do projeto os 11 estados comprometidos com o Pacto “Um mundo para a Criança e o Adolescente do Semiárido” (AL, BA, CE, ES, MA, MG, PB, PE, PI, RN e SE). A iniciativa reúne governos, sociedade civil e empresas em torno da garantia dos direitos de meninas e meninos da região. A Edição 2008 do Selo UNICEF contou com a inscrição de 1.130 municípios do Semi-árido, de um total de quase 1.500. O certificado foi conquistado por 262 desses municípios, sendo 65 do Ceará, 43 do Rio Grande do Norte e 33 do Piauí.
A existência de um município solidário e estruturado, participativo e zeloso por suas crianças e adolescentes redefinirá os caminhos da Nação.
Para o UNICEF, uma das tarefas mais importantes da Humanidade deve ser a de assegurar à crianças e adolescentes um espaço de cidadania. Esta busca consiste na criação de um modelo de município, disposto a colocar em prática um conjunto de ações voltadas à melhoria da qualidade de vida e a construção dos direitos de cidadania de crianças e adolescentes. Diversas iniciativas têm sido lançadas neste sentido e o mais recente exemplo é o Selo UNICEF - Município Aprovado.
O Selo UNICEF - Município Aprovado é um reconhecimento internacional que o município pode conquistar pelo resultado dos seus esforços na melhoria da qualidade de vida de Crianças e Adolescentes.
O projeto começou somente no Ceará, onde teve três edições anteriores: 2000, 2002 e 2004. Para a edição 2006, a participação foi ampliada para outros municípios de 10 estados (AL, BA, ES, MA, MG, PB, PE, PI, RN e SE) que juntos formam os 11 estados comprometidos com o pacto "Um mundo para a Criança e o Adolescente do Semi-Árido".

O que o UNICEF procura é estimular e premiar com esta outorga, é a prioridade de respeitar os direitos das crianças e adolescentes, dando-lhes acesso à educação de qualidade, à saúde e ao lazer. O Selo UNICEF - Município Aprovado portanto, é um compromisso com a construção da cidadania.
Os objetivos desse projeto do UNICEF invocam a participação de toda a sociedade no sentido de:
• Impulsionar a implementação e a consolidação das metas e mecanismos implícitos no Estatuto da Criança e do Adolescente através de uma estratégia de mobilização social dirigida aos municípios;
• Fomentar e fortalecer uma prática de monitoramento da situação das crianças e dos adolescentes nos níveis municipal e estadual.
Fonte: ONG Catavento Comunicação e Educação

Nenhum comentário: