sexta-feira, 16 de outubro de 2009

DIA DO ANESTESIOLOGISTA (16 DE OUTUBRO)

A Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas do Ceará (Coopanest-CE) realiza em outubro - no contexto do Dia do Anestesiologista (16 de outubro) - atividades que integram o Projeto Faça um Rosto Feliz, projeto da entidade que realiza ações de promoção social, ambiental e de valorização da especialidade da anestesiologia. Mutirão de cirurgias em traumato-ortopediaÉ no início de outubro que a Cooperativa conclui uma das iniciativas do Projeto, o mutirão que vem realizando cirurgias em traumato-ortopedia no Instituto José Frota (IJF) desde o mês de maio. Os beneficiados são pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
“Nosso propósito é diminuir a fila de espera e dar celeridade ao tratamento cirúrgico evitando com isso sequelas que podem ser desde resultados menos eficazes (com o passar do tempo, ossos e demais estruturas lesionadas se reconstroem de modo inadequado ocasionando limitação de movimentos), até infecções decorrentes de fraturas (quebra de ossos) e luxações (deslocamento de articulações) que, nos casos mais graves, trazem risco de amputação do membro afetado. Pacientes idosos e com doenças associadas, como hipertensão e diabetes, podem ter esses problemas agravados num derrame caso fiquem longo tempo parados aguardando atendimento. Cerca de 60% dos pacientes que atendemos no mutirão são idosos”, destaca a presidente da Coopanest-CE, Vládia Freitas.
Conforme levantamento feito pelo IJF, foram realizadas mais de 25 cirurgias, atendendo casos de fraturas nos ossos dos membros superiores e inferiores (antebraço, braço, perna), bem como fraturas e luxações no quadril, entre outros procedimentos. A traumato-ortopedia é a especialidade médica que cuida das doenças e deformidades do aparelho locomotor, que compreende ossos, músculos, ligamentos e articulações. A Coopanest-CE também realiza cirurgias de catarata pediátrica, em parceria com o Centro Avançado de Retina e Catarata.
“A previsão é de que até a conclusão das atividades, ao final de outubro, tenhamos no total cerca de 120 cirurgias realizadas. No mutirão, os anestesiologistas atuam como voluntários”, ressalta Vládia.
No domingo, 4 de outubro, a Cooperativa reuniu médicos anestesiologistas, funcionários e familiares numa manhã de integração com a natureza. A ação vai focar os temas reciclagem e coleta seletiva de lixo, conscientizando crianças e adultos para a importância dessas medidas. A programação começa às 8h seguindo até 12h e antecipa o Dia das Crianças (12 de outubro) reavivando brincadeiras infantis, como amarelinha, pula corda e carimba, entre outras. Será no gramado do Parque do Cocó, próximo da esquina da Av. Engenheiro Santana Júnior com Padre Antônio Tomás.
15 e 16 de outubro - prestação de serviços à população As principais praças de Fortaleza, Caucaia, Maranguape e Maracanaú serão palco, nos dias 15 e 16 de outubro, da Jornada Educativa da Coopanest-CE, em que há prestação de serviços à população. Na Jornada, anestesiologistas e acadêmicos da especialidade orientam sobre a anestesia e cuidados que se deve ter antes de cirurgias. “É a ocasião de esclarecer dúvidas e desvendar mitos associados à anestesia”, afirma a presidente da Cooperativa, Vládia Freitas. Nas tendas montadas para a Jornada, também serão disponibilizadas gratuitamente a medição da pressão arterial e o teste de glicemia (nível de açúcar no sangue), realizados por auxiliares de enfermagem. A Jornada vai ocorrer nos seguintes locais e horários: Fortaleza - Praça José de Alencar (9h às 18h) e Praça dos Estressados (8h às 10h). Caucaia - Praça da Câmara Municipal (9h às 16h). Maranguape - Praça João Leite (9h às 16h)Maracanaú - Praça da Estação (9h às 16h).
Fonte: Lauriberto Carneiro Braga

Nenhum comentário: